Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil
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Atualizado: fev 7
Toda empresa (tendo consciência ou não) já realizou vendas por indicação. Afinal de contas, recomendar aquilo que gostamos às pessoas que queremos bem é parte da essência humana.
Dar boas dicas é um gesto de afeto ou proteção que remonta aos tempos em que o homem saía para caçar o próprio alimento.
Naquela época, as indicações eram: "naquela parte da mata tem mais frutas" ou "evite aquela montanha porque predadores foram vistos por alí".
E você, já assistiu algum filme depois que alguém próximo falou bem sobre ele?
O que vale para filmes ou séries, também vale para pizzarias, salões de cabelereiro, massoterapeutas ou aulas de piano.
Um programa de vendas por indicação é uma estratégia ativa de marketing para estimular que os clientes existentes recomendem os produtos ou serviços da sua empresa a outras pessoas.
Praticamente não existem limitações para os programas de indicação, também conhecidos como 'marketing boca a boca'. Eles trazem muitos benefícios às empresas que adotam essa estratégia. Entre as muitas vantagens, destacamos:
Um programa de indicação ajuda a empresa atrair novos clientes de forma mais eficaz, porque as recomendações de clientes satisfeitos são mais persuasivas do que a publicidade tradicional.
Clientes que participam de programas de indicação têm um nível mais alto de fidelidade, uma vez que se sentem valorizados e recompensados por suas ações, o que pode levar a compras repetidas.
O CAC - Custo de Aquisição de Clientes - através dos programas de indicação costuma ser menor do que por outros meios, como publicidade paga ou contratação de influencers e, portanto, ajudando a empresa a economizar recursos.
Nessa altura você pode estar se perguntando: "será que um programa de indicações funciona mesmo?"
Desde os tempos do 'homem caçador' nós vivemos em tribos. Atualmente, nossas tribos ou comunidades são: o clube que frequentamos, o condomínio onde vivemos ou faculdade onde estudamos.
São locais onde convivemos com pessoas que têm hábitos semelhantes e interesses comuns aos nossos e, nesses ambientes, surgem as razões pelas quais os programas de vendas por indicação tornam-se excelente alternativa para elevar vendas, melhorar a fidelização e expandir os lucros e resultados, veja:
Temos maior confiança nas opiniões e recomendações de amigos e familiares, pois sabemos que essas pessoas têm seus melhores interesses em mente e nenhum motivo para nos enganar.
As recomendações geralmente são baseadas na experiência pessoal. Quando alguém próximo relata uma experiência positiva com um produto ou serviço, é mais provável que outros queiram experimentá-lo também.
Existe um vínculo emocional e de confiança com amigos e familiares que não existe com estranhos ou empresas. As pessoas tendem a se sentir mais à vontade ao seguir as sugestões de alguém que conhecem bem.
Vemos as indicações como uma forma de nos proteger de escolhas ruins. Se alguém de confiança teve uma boa experiência, é menos provável que se arrependam da decisão.
Fazer parte de uma rede ou grupo social e seguir recomendações dos outros é uma parte fundamental para nos sentirmos conectados. Essa interação social traz o sentimento de pertencimento, tão necessário à satisfação pessoal.
Como empresa especializada em sistemas de premiação, temos a oportunidade de atender diversas empresas que adotam a estretégia de vendas por indicação.
Ao estudar os motivos do sucesso dessas iniciativas, decidimos desenvolver uma plataforma para gestão de indicações que ajudará sua empresa a potencializar resultados de vendas com o poder do marketing boca a boca.
Essa poderosa ferramenta de marketing se baseia na confiança entre conhecidos e, ainda, traz algumas vantagens adicionais.
Um programa de indicação bem-sucedido melhora a reputação da empresa, pois indica que ela é valorizada por seus clientes a ponto de ser recomendada.
Com um fluxo constante de indicações, a empresa experimenta um crescimento sustentável e de longo prazo, baseado na lealdade de seus clientes.
Descubra como nossa plataforma de gestão para programas de vendas por indicação pode impulsionar seus negócios.
Aproveite a confiança e influência de seus clientes, amigos e familiares para atrair novos clientes e crescer de forma exponencial.
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