Espírito de Equipe

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Sim, qualquer pessoa poderia ter subido na árvore , mas, no mínimo, ela terminaria o trabalho mais cansada e gastaria o dobro do tempo necessário para realizar aquele objetivo!

Tanto nessa imagem, quanto no vídeo do tubarão, fica fácil perceber que o trabalho realizado em equipe acelera a superação das metas.

Qual empresa não deseja de ter pessoas com um espírito de equipe forte, cujo elevado desempenho pode conduzi-las a resultados muito acima dos padrões habituais?

Aspectos do Espírito de Equipe

Espírito de Equipe é quando um grupo de pessoas trabalha junto, de forma coesa, em direção a um objetivo comum, criando um ambiente de trabalho positivo.

Gosto muito dessa definição para "Espírito de Equipe" porque ela cita dois aspectos fundamentais para que os talentos da sua equipe possam  se desenvolver e o trabalho em equipe florescer. Esses dois aspectos são: ambiente de trabalho positivo e objetivo comum.

Quando falamos de ambiente de trabalho positivo é absolutamente normal que a nossa referência sejam aqueles espaços com clima descontraído, cujos empreendedores se orgulham da mesa de pingue pongue ou sinuca e da permissão para que funcionários cumpram sua jornada na companhia do seu pet de estimação.

A realidade quase sempre é diferente do que imaginamos. Às vezes faltam recursos para montar espaços descolados ou investir na infraestrutura adequada. Com certa frequência, o que falta mesmo é cultura e bons conhecimentos em gestão de pessoas!

O segundo aspecto necessário às empresas que desejam ter forte cultura do do trabalho em equipe é ter um objetivo comum. Parece uma bobagem, mas, em nosso e-Book sobre Motivação de Equipes há um capítulo específico para esse tema.

Num primeiro momento, isso pode até parecer uma bobagem, mas, acredite. O tema é tão importante que em nosso e-Book Como Motivar a Equipe de Vendas, há um capítulo específico para esse tema.

Se desejar, baixe uma cópia gratuita do e-book

Preencha os campos abaixo para recebê-lo por e-mail

[E-Book] Como motivar a equipe de vendas

Como criar um objetivo comum

A primeira coisa que os líderes devem fazer é compartilhar os objetivos com a equipe. Vale dizer que, aquilo que parece óbvio para alguns, não é tão claro assim para outros. Observe que a falta de informação está entre as principais causas, listadas abaixo, para a falta e motivação no trabalho. 

Acredite, a sua empresa/equipe está cheia de gente disposta a trabalhar melhor e contribuir para que seja possível alcançar resultados mais expressivos.

Mas, então, por que será que muitas dessas pessoas simplesmente não florescem e se desenvolvem?