Remuneração Variável

As diversas formas, seus riscos, e quais são as  vantagens e desvantagens de cada modelo!

A Remuneração Variável também é muito conhecida por bonificação, é um tipo de remuneração atrelada aos resultados que funcionários ou grupos de empregados alcançam em determinado período.

 

Ela pode ser implementada de diferentes formas e serve para complementar a remuneração fixa, atrelando fatores como atitudes e desempenho com seu valor pré-estabelecido.

Ela é uma ferramenta importantíssima nos modelos atuais de gestão empresarial porque sua utilização tem forte impacto no desempenho de pessoas ou equipes.

É comum surgirem muitas dúvidas na hora de criar um plano de remuneração variável. Apresentamos os conceitos fundamentais e os aspectos mais importantes sobre o tema e o Guia do Variável está disponível para download.

A remuneração variável é uma iniciativa da empresa que visa aumento na produtividade, ampliação dos próprios lucros e resultados e , ao mesmo tempo, criar uma cultura de engajamento em seus funcionários. Atualmente, planos de remuneração não se restringem às grandes empresas porque existem diversas maneiras de associá-la com o desempenho individual ou coletivo e, dessa forma, tornar a sua implantação viável para empresas de qualquer tamanho ou segmento da economia.

Ao planejar esse tipo de remuneração, as empresas devem levar em consideração o que é relevante e valorizado pelos funcionários nas diversas situações pessoais. Por exemplo, funcionários com filhos geralmente valorizam benefícios que contemplem o futuro e a família e consideram mais motivacionais itens como: planos de saúde e aposentadoria. Para jovens, cujas ambições são relacionadas à crescimento e aprendizado, variáveis pagas em dinheiro são consideradas mais motivacionais.

A remuneração variável é um instrumento que ajuda na melhoria do ambiente, no aumento da produtividade e demonstra que a empresa acredita na capacidade de seus funcionários e na condição que eles têm de agregar valor ao negócio, por meio de maior participação, da criatividade, da iniciativa e da superação de metas preestabelecidas.

Qualquer que seja o perfil da sua equipe, é importante que a remuneração variável seja aplicada em situações em que existam indicadores de desempenho e, claro, que tudo isso esteja alinhado com os objetivos da empresa.

Tipos de Remuneração Variável

Prêmios e incentivos

Gratificações voluntárias (não previstas por lei)

Participações acionárias

Participações nos lucros

Benefícios da Remuneração Variável

Incentiva a busca de qualidade total

Melhora o conjunto da produtividade

Alavanca vendas, reduzindo custos e despesas

Reforça os valores culturais da empresa

[Guia da Remuneração Variável]

Ao preencher o formulário abaixo você receberá, sem qualquer custo, diretamente no seu e-mail o:

"Guia da Remuneração Variável"

Você poderá acessar conteúdos exclusivos para:

Alinhar objetivos individuais ou coletivos com as metas estratégicas da empresa;

Definir metas, estabelecer critérios para avaliar desempenho para que não hajam problemas na apuração de resultados.