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Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil

Vendas por indicação: o poder do marketing boca a boca

Atualizado: 7 de fev.


Toda empresa (tendo consciência ou não) já realizou vendas por indicação. Afinal de contas, recomendar aquilo que gostamos às pessoas que queremos bem é parte da essência humana.


Dar boas dicas é um gesto de afeto ou proteção que remonta aos tempos em que o homem saía para caçar o próprio alimento.


Naquela época, as indicações eram: "naquela parte da mata tem mais frutas" ou "evite aquela montanha porque predadores foram vistos por alí".


E você, já assistiu algum filme depois que alguém próximo falou bem sobre ele?


vendas por indicação

O que vale para filmes ou séries, também vale para pizzarias, salões de cabelereiro, massoterapeutas ou aulas de piano.


Um programa de vendas por indicação é uma estratégia ativa de marketing para estimular que os clientes existentes recomendem os produtos ou serviços da sua empresa a outras pessoas.


Praticamente não existem limitações para os programas de indicação, também conhecidos como 'marketing boca a boca'. Eles trazem muitos benefícios às empresas que adotam essa estratégia. Entre as muitas vantagens, destacamos:



Três vantagens geradas pelos programas de indicação:


Aumento de Clientes

Um programa de indicação ajuda a empresa atrair novos clientes de forma mais eficaz, porque as recomendações de clientes satisfeitos são mais persuasivas do que a publicidade tradicional.


Fidelização de Clientes

Clientes que participam de programas de indicação têm um nível mais alto de fidelidade, uma vez que se sentem valorizados e recompensados por suas ações, o que pode levar a compras repetidas.


Redução do CAC

O CAC - Custo de Aquisição de Clientes - através dos programas de indicação costuma ser menor do que por outros meios, como publicidade paga ou contratação de influencers e, portanto, ajudando a empresa a economizar recursos.



Nessa altura você pode estar se perguntando: "será que um programa de indicações funciona mesmo?"


Por que programas de vendas por indicação funcionam?


Desde os tempos do 'homem caçador' nós vivemos em tribos. Atualmente, nossas tribos ou comunidades são: o clube que frequentamos, o condomínio onde vivemos ou faculdade onde estudamos.


São locais onde convivemos com pessoas que têm hábitos semelhantes e interesses comuns aos nossos e, nesses ambientes, surgem as razões pelas quais os programas de vendas por indicação tornam-se excelente alternativa para elevar vendas, melhorar a fidelização e expandir os lucros e resultados, veja:


Confiança

Temos maior confiança nas opiniões e recomendações de amigos e familiares, pois sabemos que essas pessoas têm seus melhores interesses em mente e nenhum motivo para nos enganar.


Experiência Pessoal

As recomendações geralmente são baseadas na experiência pessoal. Quando alguém próximo relata uma experiência positiva com um produto ou serviço, é mais provável que outros queiram experimentá-lo também.


Relacionamento

Existe um vínculo emocional e de confiança com amigos e familiares que não existe com estranhos ou empresas. As pessoas tendem a se sentir mais à vontade ao seguir as sugestões de alguém que conhecem bem.


Redução de Risco

Vemos as indicações como uma forma de nos proteger de escolhas ruins. Se alguém de confiança teve uma boa experiência, é menos provável que se arrependam da decisão.


Socialização

Fazer parte de uma rede ou grupo social e seguir recomendações dos outros é uma parte fundamental para nos sentirmos conectados. Essa interação social traz o sentimento de pertencimento, tão necessário à satisfação pessoal.


 

Como empresa especializada em sistemas de premiação, temos a oportunidade de atender diversas empresas que adotam a estretégia de vendas por indicação.


Ao estudar os motivos do sucesso dessas iniciativas, decidimos desenvolver uma plataforma para gestão de indicações que ajudará sua empresa a potencializar resultados de vendas com o poder do marketing boca a boca.


Essa poderosa ferramenta de marketing se baseia na confiança entre conhecidos e, ainda, traz algumas vantagens adicionais.


Melhoria da Reputação

Um programa de indicação bem-sucedido melhora a reputação da empresa, pois indica que ela é valorizada por seus clientes a ponto de ser recomendada.


Crescimento Sustentável

Com um fluxo constante de indicações, a empresa experimenta um crescimento sustentável e de longo prazo, baseado na lealdade de seus clientes.



Descubra como nossa plataforma de gestão para programas de vendas por indicação pode impulsionar seus negócios.


Aproveite a confiança e influência de seus clientes, amigos e familiares para atrair novos clientes e crescer de forma exponencial.


Transforme seus clientes em embaixadores da sua marca, fale conosco!



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