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Quanto custa conquistar um novo cliente?

  • Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil
  • 17 de mar.
  • 4 min de leitura

Em tempos de ultra competição, medir onde e como investimos o nosso tempo e dinheiro é muito importante para otimizar recursos.


O assunto é tão importante que foi assim, tentando responder essas perguntas, que decidimos compartilhar a jornada que foi coroada com a criação de um novo serviço.


Além disso, vamos lhe mostrar como conquistar novos clientes com maior rapidez e custos reduzidos. Vamos juntos?


Se você não está familiarizado com o assunto, aqui está uma breve introdução:


O Custo de Aquisição de Clientes é fundamental para identificar quais iniciativas geram o resultado esperado. Ou seja, é um parâmetro para medir a eficiência das ações e estratégias de marketing que a sua empresa utiliza.


É através desse indicador que se pode fazer ajustes nos processos, corrigir a precificação e tomar decisões que garantem resultados mais lucrativos e sustentáveis.


CAC – Custo de Aquisição de Clientes
👆Imagem gerada por Inteligência Artificial 👆

CAC - Custo de Aquisição de Clientes


O valor investido para conquistar novos clientes é um indicador para medir a eficiência das ações de marketing. Esse parâmetro é chamado de Custo de Aquisição de Cliente ou CAC. Mas, você sabe calcular o CAC da sua empresa?



Cálculo do CAC

Para calcular o custo de aquisição de clientes há uma metodologia bastante simples, baseada em apenas três passos:


  1. Somar todos os investimentos para aquisição: inclui verbas em marketing, custos com a equipe de vendas, ferramentas de automação, publicidade, etc.


  2. Contar o número de novos clientes adquiridos no período analisado.


  3. Calcular os valores conforme demonstrado abaixo:

Como calcular o CAC da sua empresa

Trata-se de matemática simples, você soma todos os investimentos ou despesas que a empresa realizou para conquistar clientes; aí você divide pela quantidade de clientes conquistados no mesmo período e pronto, você identificou o CAC da sua empresa.



Descobri o meu CAC, e agora?


Conhecer o seu custo de aquisição é o primeiro passo para a gestão estratégica de um negócio, pois ele impacta diretamente a rentabilidade, o crescimento e a sustentabilidade financeira da empresa.


Conheça vantagens que se têm ao calcular o custo de aquisição:


  • Um CAC alto pode indicar a necessidade de reajustar preços ou reduzir custos para manter a lucratividade.


  • Ajuda a projetar o crescimento da empresa e provisionar investimentos futuros.


  • Permite ajustar suas estratégias para reduzir custos, melhorar campanhas e otimizar processos de aquisição.


A ideia é utilizar esse parâmetro de eficiência para concentrar esforços nas estratégias mais rentáveis e, ao mesmo tempo, otimizar processos para conquistar clientes da forma mais rápida possível e com o menor investimento.


Como reduzir o meu Custo de Aquisição de Clientes?


Como já vimos, o CAC é o valor médio que uma empresa investe para conquistar novos clientes. Esse é um número que pode ser facilmente medido e muito importante para otimizar investimentos, ajustar estratégias e sustentar o crescimento de qualquer empresa.


É importante ressaltar que quanto menor o CAC, mais eficiente é a estratégia de aquisição da empresa. Entre as maneiras mais utilizadas para reduzir o custo de aquisição dos clientes, podemos listar:


  • Qualificar os leads

    Identificar os potenciais clientes que são mais promissores e dar prioridade a eles


  • Automação de processos

    Usar ferramentas de automação (bots, plataformas, etc...) para reduzir o tempo de resposta aos interessados em fazer negócios com sua empresa.


  • Melhorar o SEO

    Aumentar a visibilidade orgânica (visitas ao site através do conteúdo publicado) da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.



Todas essas iniciativas são, sem dúvida alguma, excelentes ferramentas para otimizar tempo e dinheiro. Entretanto, essas opções podem ser inviáveis para empresas com equipes reduzidas.


Além disso, exigem uma infraestrutura de tecnologia que nem sempre está disponível e pode ser que investir nisso ainda não se justifique. Então, o que posso fazer?



Programa de vendas por indicação dos clientes


Um estudo do Instituto Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.


O estudo também revelou que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a lhe recomendar após uma experiência positiva, mas apenas 29% realmente fazem alguma indicação.


Conheça nosso caso real


Durante a jornada para reduzir nossos custos de aquisição, um levantamento nos mostrou que: 38% dos novos clientes chegaram até nós por indicação espontânea de algum cliente.


Lembrando que "quanto menor o CAC, melhor é a estratégia" fica evidente que realizar vendas por indicação de clientes é uma excelente alternativa.


Em nosso caso, além de trazer o CAC para um valor bem abaixo do comum ainda identificamos outros fatores positivos:


  • O tempo médio de fechamento do cliente reduziu de 60 para 26 dias, quando comparamos com o tempo para o fechamento da venda com um lead normal;


  • A taxa de conversão mais do que dobrou, alcançando perto de 75% de sucesso. Afinal, um lead por indicação traz consigo a confiança que tem naquele amigo que o indicou.


E foi assim, tentando encontrar as melhores práticas para utilizar em nossa empresa que identificamos a oportunidade de criar uma plataforma de gestão para programas de indicação que é totalmente customizável e possui:


  • Interface do participante (para o cliente fazer indicações);
  • Módulo do gestor (que administra os leads);
  • Sistema de notificações (por e-mail, SMS ou WhatsApp);
  • Integração com prêmios para recompensar as indicações.


Agradecemos a leitura do nosso artigo e recomendamos que aproveite. Com um clique você marca um papo com nosso especialista em programas de vendas por indicação.


Fale com a gente e reduza seus custos de aquisição de clientes!




 
 
 

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