Buscar
  • Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil

O vendedor "nem, nem" é ameaça ou oportunidade?

Atualizado: 31 de dez. de 2021

A expressão “nem, nem” é utilizada como referência aos jovens que NEM estudam e NEM trabalham.


Trata-se de uma realidade que, cada vez mais, preocupa economistas, sociólogos e trazem muitas dificuldades para o desenvolvimento do ambiente de negócios.


Se na economia o jovem “nem, nem” é uma preocupação relativamente nova, na gestão da equipe de vendas os vendedores “nem, nem” são velhos conhecidos.


Quantos vendedores "nem, nem” existem na sua equipe de vendas?


Toda força de vendas possui uma parcela de profissionais que "NEM encanta, NEM decepciona”.


Em outras palavras, a sua equipe comercial possui uma parcela de vendedores que chamamos de medíocres, desmotivados e tantos outros nomes que representam a "turma do meio", aqueles profissionais de performance mediana.


Uma pesquisa no Google revela indícios dessa realidade. Basta olhar a quantidade de ofertas de emprego em vendas que não exigem: NEM qualificação e NEM experiência. Essa pesquisa não nos responde a questão, mas, traz uma verdade inconveniente.


É muito difícil mudar essa realidade porque contratar profissionais de excelência é caro e inviável para grande parte das empresas.


Motivação da equipe de vendas: a sua melhor alternativa!


Líderes mais experientes já se habituaram com essa realidade e sabem que existe uma maneira eficaz para contornar essa situação.


Diante desse cenário, a melhor atitude é trabalhar para transformar os vendedores "nem, nem" em profissionais de excelência. Mas, como eu faço isso?


Concentrar os esforços na “turma do meio” na hora de criar as metas e a mecânica que avaliará os resultados de uma campanha de incentivos é o primeiro cuidado que você precisa ter.


Quer saber mais sobre o potencial que a sua equipe de vendas possui?


Visite a nossa sessão sobre campanhas de incentivo e agende uma conversa com um de nossos consultores especializados.


20 visualizações

Quer receber novidades e artigos sobre motivação e engajamento?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e informações sobre gestão de equipes 

Título 6