top of page
Buscar
  • Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil

6 maneiras de motivar funcionários (e sem gastar muito!)

Atualizado: 5 de nov. de 2021

Incentivar a equipe e manter os funcionários motivados é um grande desafio para líderes.


Quando esse objetivo é alcançado, o resultado é muito positivo: colaboradores felizes são mais produtivos e as empresas, em média, são 30% mais produtivas.

como motivar funcionários

Quando ouvem falar do assunto, muitos empresários pensam que só é possível cuidar do bem-estar da equipe gastando rios de dinheiro. No entanto, existem diversas formas de incentivar os funcionários com ações simples e econômicas, e nós selecionamos algumas para você. Confira:


Lembre-os da importância do trabalho que realizam

Um dos passos para incentivar os funcionários é fazer com que entendam a real importância do trabalho que eles desempenham para o desenvolvimento da empresa. Quando percebe que trabalha por uma causa maior, o colaborador compreende que seus esforços fazem sentido e suas ações são importantes.


Chame-os para dar boas notícias

Muitos "líderes" só conversam com funcionários quando precisam dar broncas ou más notícias. Por isso, muitos colaboradores chegam a ter medo de falar com seu gestor, o que é péssimo para construir bons resultados.


Fazer elogios e falar sobre conquistas, ainda que tenham sido pequenas. Essa é uma forma de demonstrar que você está atento ao que a equipe produz e sabe reconhecer um bom trabalho.


Conheça os seus funcionários

Ouvir os funcionários e conhecer suas preferências é fundamental para saber do que eles gostam e o que os incomoda. Das conversas com eles podem surgir boas ideias para o desenvolvimento de produtos e novos negócios.


Incentive a capacitação

Ouvir os funcionários e conhecer suas preferências é fundamental para saber do que eles gostam e o que os incomoda. Das conversas com eles podem surgir boas ideias para o desenvolvimento de produtos e novos negócios.


Busque parcerias com estabelecimentos próximos

Algumas empresas fazem parcerias com restaurantes, academias e diversos outros estabelecimentos próximos da empresa para oferecer descontos aos funcionários. Nesse tipo de acordo todo mundo sai ganhando: você oferece aos funcionários a possibilidade de comprar produtos e serviços pagando menos e as empresas parceiras têm a chance de fidelizar novos clientes.


Com parte das equipes em home office, as plataformas de cupons de desconto são uma excelente maneira de motivar funcionários e manter o vínculo emocional com a equipe.


Ofereça momentos de descontração

Um ambiente descontraído deixa os colaboradores mais dispostos e produtivos. Para proporcionar essa experiência não é preciso, necessariamente, gastar ou investir numa mesa de bilhar para deixar o local descolado. Quer algumas sugestões?


Defina um dia para a equipe usar roupas mais casuais, reserve um tempo e espaço para que possam relaxar e tomar um café ou promover encontros semanais para interação são ideias interessantes, eficazes e com baixo custo para descontrair o time.


Não custa lembrar

Se você quer que sua empresa tenha mais sucesso, você precisa engajar seus funcionários.


Em resumo, a motivação dos seus funcionários gera: crescimento acelerado das vendas, maior produtividade, menor rotatividade de pessoal, a empresa desfruta de maiores lucros e ainda mantêm seus clientes mais felizes.


O portfólio de produtos e serviços da Atus Marketing foi pensado para envolver, motivar e engajar seus funcionários. Conheça as nossas soluções.

20 visualizações

Quer receber novidades e artigos sobre motivação e engajamento?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e informações sobre gestão de equipes 

Título 6

Outros artigos

Título 4

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

bottom of page