• Blog | Atus Marketing

6 maneiras de motivar os seus funcionários (e sem gastar muito)


Incentivar a equipe e manter os funcionários motivados é um grande desafio para líderes. Mas, quando o objetivo é alcançado, o resultado é muito positivo: colaboradores felizes são mais produtivos e contribuem para que a rotina na empresa se torne mais tranquila.



Quando ouvem falar do assunto, muitos empresários pensam que só é possível cuidar do bem-estar da equipe gastando rios de dinheiro. No entanto, existem diversas formas de incentivar os funcionários com ações simples e econômicas, e nós selecionamos algumas. Confira:


1. Lembre os funcionários da importância do trabalho que desempenham


Um dos passos para incentivar os funcionários é fazer com que entendam a real importância do trabalho que eles desempenham para o desenvolvimento da empresa. Quando percebe que trabalha por uma causa maior, o colaborador compreende que seus esforços fazem sentido e suas ações são importantes.


2. Chame-os para dar boas notícias


Muitos "líderes" só se lembram de conversar com funcionários quando precisam dar más notícias. Graças a esse comportamento, muitos colaboradores chegam a ter medo do diálogo com o seu gestor, o que é péssimo para construir bons resultados.


Fazer elogios e falar sobre conquistas, ainda que tenham sido pequenas. Essa é uma forma de demonstrar que você está atento ao que a equipe produz e sabe reconhecer um bom trabalho.


3. Conheça os seus funcionários


Ouvir o seu funcionário e conhecer as suas preferências é fundamental para saber do que ele gosta e o que o incomoda. De conversas com ele podem sair boas ideias para o desenvolvimento do seu negócio.

4. Incentive a capacitação


Funcionários estagnados tendem a ficar desmotivados. Para evitar que isso aconteça, estimule constantemente o desenvolvimento técnico e intelectual do seu colaborador e mostre a possibilidade de crescimento na empresa. Uma maneira de ajudar a sua equipe é levar cursos, palestras e eventos para a empresa. Alguns são gratuitos, outros online e podem trazer resultados incríveis.

5. Busque parcerias com estabelecimentos próximos


Algumas empresas fazem parcerias com restaurantes, academias e diversos outros estabelecimentos próximos para oferecer descontos aos funcionários. Nesse tipo de acordo, todo mundo sai ganhando: você oferece aos funcionários a possibilidade de comprar produtos e serviços pagando menos e as empresas parceiras têm a chance de fidelizar novos clientes.

6. Ofereça momentos de descontração


Um ambiente descontraído faz os colaboradores trabalharem mais dispostos, e para proporcionar essa experiência não é preciso, necessariamente, gastar. Quer algumas sugestões? Definir um dia para a equipe usar roupas mais casuais, reservar um espaço para que possam relaxar e tomar um café ou promover encontros semanais para interação são ideias interessantes.

25 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Atus Marketing no Facebook
  • Atus Marketing no Instagram
  • Atus Marketing no LinkedIn

© 2019 - Todos os direitos reservados para: Atus Comunicação e Marketing