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  • Atus Marketing, São Paulo/SP, Brasil

A importância do reconhecimento profissional


Que o reconhecimento profissional é fundamental para manter a motivação no ambiente de trabalho você já sabe, certo?


O que você talvez não tenha visto é que o Max Gehringer - escritor, palestrante e colunista - realizou uma enquete no LinkedIn fazendo a seguinte pergunta: Você já pediu demissão por falta de reconhecimento profissional?



Aqui está um print dos resultados!


A falta de reconhecimento. Você sabe qual o principal risco?


É claro que estamos falando de uma enquete sem base científica, mas, com quase 40 mil respostas dá para fazer algumas análises e projeções utilizando essa informação.


Um exemplo? Digamos que você lidere uma equipe de 40 pessoas. E se , de uma hora para outra, você perdesse 24 dos 40 colaboradores que tem?


  • Quanto conhecimento iria embora com esses funcionários?


  • Qual seria o impacto no faturamento da sua empresa?


Observe que 24 funcionários representa 'apenas' o percentual (63%) de pessoas que afirmam já ter pedido demissão em razão da falta de reconhecimento profissional.


A perda de talentos precisa ser combatida por todas as empresas, independe de ser uma microempresa, grande indústria, um comércio local ou uma startup.


Quando a “debandada” é o resultado da falta de reconhecimento, os resultados são desastrosos para a empresa, veja:


  1. O problema se agravaria se incluíssemos nessa projeção os que responderam a opção “Não, mas pediria”. Perceba que, pior do que perder 94% dos funcionários, seria perceber que, em geral, os que ficaram na empresa, são exatamente aqueles que você demitiria.

  2. Em geral, quem pede demissão é o bom profissional. Pode ter certeza de que, cedo ou tarde, ele será absorvido pelo mercado (leia-se: concorrência).


Apenas para ilustrar. Considere-se o gestor numa loja de sapatos. Você acha que aquele bom vendedor que pediu demissão vai trabalhar numa loja de tintas? Creio que não.


O maior risco que a empresa corre por não reconhecer seus colaboradores é abastecer a concorrência com profissionais talentosos!



Retenção de talentos. Por onde começar?


Se você está (ou quer estar) num cargo de liderança, seja de supervisão, gerência, diretoria ou c-level, o primeiro e mais importante passo é aceitar uma verdade incontestável. Ninguém faz nada sozinho!


Ao aceitar essa realidade, você passa a enxergar e valorizar aqueles que te ajudam a construir os resultados que irão te manter (ou te fazer chegar) na posição tão almejada.


Sem o apoio de uma equipe, você descobrirá da pior forma que emitir uma Nota Fiscal Eletrônica ou responder todos os clientes ou leads não é: nem tão fácil e nem tão rápido quanto você imagina, pode acreditar!


O segundo passo para a retenção de talentos é a valorização – tanto do profissional quanto do SER HUMANO. Para isso, nada é melhor do que ouvir com atenção. Procure saber quais são as dificuldades e dúvidas que têm, busque conhecer os anseios e os desejos daqueles que trabalham para você.


Às vezes, a solução para o aparente desinteresse passa por atitudes simples como: permitir que o funcionário trabalhe em horário flexível ou, quem sabe, o funcionário apenas quer receber instruções claras sobre o que se espera dele. Demonstrar quais são as perspectivas de crescimento que ele tem também costuma ser bastante eficaz.


E, para finalizar, que tal compartilhar com toda a equipe/empresa, aquele e-mail que você recebeu de um cliente com elogios ao seu funcionário?


Iniciativas como essa proporcionam o reconhecimento que as pessoas tanto desejam e, além disso, contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais agradável e, por que não dizer, mais feliz!


Agora, se você deseja ir além do reconhecimento e pretende construir uma equipe mais engajada e comprometida, ofereça recompensa aos funcionários ou equipes que se destacam e entregam resultados acima da média.


O portfólio da Atus Marketing tem as ferramentas que você precisa para maximizar resultados e aumentar sua produtividade. Vale a pena conhecer!


Um abraço e até a próxima!


Danilo Roza

Diretor Comercial

Atus Marketing | São Paulo/SP


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