Outro dia assisti uma prova de Fórmula 1 e comecei a observar semelhanças entre equipes de corrida e a gestão dos times de vendas.
Olhando o movimento dos carros, do povo pelas arquibancadas e até pelos locais exclusivos, notei muitas coisas.
Dentro do carro, piloto (ou vendedor) está sozinho. Dele sempre se espera o melhor resultado!
Quando algo dá errado, o piloto quase sempre é o responsável. Em caso de acidentes, é quem sofre as "escoriações" mais graves.
Nas pistas e nos ciclos de vendas, os resultados da etapa anterior não valem para a pontuação dessa corrida ou meta trimestral.
Existem outras semelhanças entre dois "mundos" tão diferentes:
Na equipe de vendas tem competição e velocidade?
Aí na sua empresa, tem chefe de equipe?
O "clima" tem influência na performance dos pilotos?
Os resultados precisam ser medidos e melhorados o tempo todo?
Fórmula 1: lições para a gestão da equipe de vendas
A lista de semelhanças é enorme. Algumas são facilmente percebidas, outras necessitam de um olhar mais atento.
Você sabia que pilotos que trazem contratos pessoais de patrocínio para viabilizar uma equipe de Fórmula 1?
Viu só? Nas escuderias ou no universo empresarial, o “cara que está na pista” é o responsável por trazer o dinheiro que faz todo o restante funcionar. Apesar das semelhanças, existem diferenças que podem nos ensinar bastante.
Avaliação da performance
Em cada corrida os pilotos recebem uma pontuação válida para definir o vencedor do campeonato, entenda como funciona:
20 pilotos partem do grid, os 10 primeiros colocados recebem pontuação
Entre os 10 que pontuam, os 3 melhores têm lugar no pódio
Dos 3 melhores, somente o vencedor escuta o hino nacional de seu país.
Ao final de cada etapa, há também uma cerimônia para homenagear os pilotos que tiveram a melhor performance, ou seja, a Fórmula 1 sabe que o reconhecimento é fundamental para manter a motivação.
E você, quer ver o time acelerando os resultados?
O melhor exemplo da Fórmula 1 é a mecânica (desculpa o trocadilho) de avaliação. No ano de 2021, por exemplo, o sistema de pontos por etapa proporcionou uma competição emocionante que foi coroada por uma disputa eletrizante até a última volta, da última corrida no ano.
Para ver seu time de vendas acelerando para superar todas as metas, crie fórmulas de avaliação do desempenho que dê à todos uma chance real de chegar ao pódio.
Ao final de cada etapa, lembre-se de reconhecer o empenho de todos que melhoraram os resultados e ofereça recompensas aos que conquistarem as melhores posições no "grid de vendas" da sua equipe.
Para ultrapassar os concorrentes e estabelecer novos recordes, você pode contar com nossas soluções. Faça sua empresa conquistar um merecido lugar no pódio. Fale conosco!
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